quarta-feira, 30 de março de 2011

Por que brigamos?




Acontece com frequência: um relacionamento que estava em harmonia passa por um turbilhão de sentimentos que acaba desencadeando um desentendimento. Quem nunca passou por essa situação? As brigas podem estar associadas à TPM, problemas externos e mágoas do passado ainda não digeridas, além da falta de perdão e de aceitação do outro tal como ele realmente é.
Certamente há assuntos que devem ser dialogados entre o casal para que haja melhoria no bem-estar dos envolvidos. Também vale ponderar o que cada um considera aceitável na relação, assumindo uma postura de comprometimento com o parceiro. Essas atitudes podem minimizar as explosões de críticas e de rancor que as pessoas acabam assumindo na hora de "acertar os ponteiros" da relação.
Em muitos casos, os casais nem mesmo brigam por motivos relevantes para melhorar o relacionamento. Geralmente, quem explode é aquele que assume uma postura de "esponja" na relação e somatiza pequenos acontecimentos ao longo de um período. O resultado quase sempre é o mesmo: brigas por motivos banais.
Não podemos esquecer de observar que esse tipo de atitude sempre vem com uma carga emocional de saturação, de raiva e demonstra imaturidade para lidar com problemas afetivos. Além disso, brigas desnecessárias demonstram que a pessoa não consegue ter lucidez entre o que ocorre no momento presente e o que houve no passado. Você já agiu assim? Geralmente as mulheres resgatam, no momento da briga, situações ocorridas há muito tempo. Apesar desse tipo de atitude acontecer mais frequentemente no universo feminino, muitos homens também agem dessa maneira.
Mencionar antigas mágoas na hora do desentendimento pode lhe deixar preso ao passado e impedir de vivenciar o momento atual em paz. Não aceitar o que passou e remoer estes sentimentos dentro de si faz mal a si mesmo e gera um clima ruim no relacionamento.
A raiva que surge na hora da briga, assim como uma possível sensação de inferioridade, é recorrente de pontos fracos na autoestima das pessoas envolvidas. Vale lembrar que a carência atrelada a muitas cobranças sobre o parceiro podem ser cruciais para desencadear brigas.

COMO ACHAR O ENTENDIMENTO NO MEIO DO CAOS?

O ideal é entender o que está acontecendo em nosso interior, mesmo sendo difícil ter esse discernimento quando estamos explodindo de raiva. Primeiramente, é importante que você não deixe o estresse tomar conta e aborde o assunto que lhe incomoda com maturidade e calma. Além disso, para ajudar nesse processo, é importante que o parceiro aprenda a "ler" o outro e perceba quando não é um bom momento para discutir assuntos relacionados ao casal. Nessas circunstâncias, procure buscar a calma e mude o foco do assunto sutilmente, sem mencionar que o outro parece nervoso, já que isso também pode gerar um desentendimento.
Para que prevaleça o clima de harmonia, é necessário que as duas pessoas avaliem o teor de suas palavras, antes de pronunciá-las. Quando agimos movidos pela raiva, mágoa ou sentimentos que trazem angústia e mal-estar, podemos gerar uma comunicação ofensiva, o que pode dificultar ainda mais o entendimento.

FAZENDO AS PAZES

Geralmente quem não sabe lidar com suas emoções e não controla suas reações, explode no momento da discussão e sente uma culpa enorme por ter dito palavras pesadas demais ao outro. Apesar da consciência pesada, nem sempre essa pessoa pede desculpas por ter agido de uma maneira impensada e, às vezes, cheia de agressividade.
Mas quem disse que pedir desculpas só pode ser feito através de palavras? Podemos fazer isso de várias maneiras diferentes, mas o importante é não passar por cima dos sentimentos de mágoa e de ressentimento que foram gerados no outro. Aceitar que o outro tem seus limites, tem suas fragilidades e nem sempre vai perdoar no momento em que você quiser se redimir é indispensável ser entendido e aceito.
Quem sabe reverter o clima pesado por um ato de ternura não pode ser um passo rumo ao entendimento entre o casal? É importante entendermos que discussões em torno de qualquer assunto podem ser feitas de maneira tranquila, quando sabemos dosar o que vem de dentro de nós com o que vem do outro, sem que haja desequilíbrio.
Por que não descobrir maneiras de trabalhar a sua angústia, raiva e outros sentimentos que lhe acompanham? Estar de bem consigo mesmo e consciente do que se passa dentro de você podem ser atitudes que tornam mais simples contornar momentos de desentendimento.

PARA CONTINUAR A REFLETIR SOBRE O TEMA

É mesmo hora de discutir a relação? - personare.com.br

Vênus e o Amor.




Comecemos este artigo com uma dica prática, bem objetiva: você gosta de livros e artigos que falam sobre signos? Quando o artigo é bem escrito, dá gosto de ler. Mas fique sabendo que, se você quiser saber sobre a sua vida afetiva, é bem provável que você tenha que ler sobre outro signo. Ou seja, o fato de você ser taurino(a) não implica necessariamente em identificação quando você abrir o capítulo que fala de "Touro e o amor". Tudo isso por causa de Vênus. Vênus, para a Astrologia, representa a função afetiva. Mais diretamente, é a forma como expressamos os nossos afetos, representa também nossos gostos e apreços. É a forma como vivemos e entendemos o amor.
Dito tudo isso, vale aqui uma explicação técnica: quando somos de um signo, a posição que Vênus ocupa em nossos mapas astrais pode ser a de dois signos antes, dois signos depois ou o mesmo signo ativado pelo Sol. Exemplificando: digamos que você seja do signo de Libra. Você pode ter Vênus em Leão, Virgem (os dois signos anteriores), Libra (o mesmo signo), Escorpião ou Sagitário (os dois signos posteriores). Você é do signo solar de Libra, mas a sua "forma de amar" pode ser leonina, virginiana, libriana, escorpiana ou sagitariana. Ainda a título de exemplo, digamos que você seja de Libra com Vênus em Escorpião. Se você, de posse de um livro de Astrologia, for ler o capítulo "Libra e o amor", provavelmente não se identificará tanto quanto se identificaria caso lesse "Escorpião e o amor".
É por essas e outras que muita gente não se identifica com algumas coisas que lê em livros sobre signos. Ainda sobre o exemplo acima citado, tem-se que Vênus em Escorpião é um tipo ciumento. Mas o fato de você ser de Escorpião não implica em ser, necessariamente, uma pessoa mais ciumenta do que o normal. Se você for de Escorpião com Vênus em Libra ou Sagitário, por exemplo, será do tipo que dá bem mais liberdade para seu parceiro. Em contrapartida, se for de Sagitário ? que é um signo em geral bem "relax" ? nada garante que você será uma pessoa igualmente relaxada nas questões afetivas. Se tiver Vênus em Escorpião, será um tipo muito ciumento.
Além do signo ativado pelo planeta Vênus, é importante também verificar quais os aspectos que este planeta faz com outros planetas do sistema solar. A análise da Vênus "pura" no signo já é bem melhor do que avaliar apenas o signo solar, mas a análise completa só se dá quando observamos também os ângulos existentes entre os planetas, os chamados aspectos.

FORMAS ELEMENTAIS E RÍTMICAS

Basicamente, podemos dizer que existem quatro formas elementais e três formas rítmicas para Vênus. Multiplicando 4 por 3, temos 12 signos.
As quatro formas elementais são o Fogo, a Terra, o Ar e a Água.
Vênus de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) é um tipo que sente a profunda necessidade de estar sempre apaixonado(a). O amor é uma aventura que demanda sempre novos projetos, viagens, atividades, e o tédio e a rotina são sentidos como uma morte. Para este tipo, amar é viver, e o amor é sentido como algo leve, alegre, em que as liberdades individuais são respeitadas. O perigo, para este tipo, está na dificuldade em aceitar que nem sempre as coisas são tão "animadas" assim. A rotina lhe dói mais do que em outros tipos.
Vênus de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) prima pela sensualidade, pelo apreço de demonstrações físicas de amor. É uma das posições mais sensuais (e sexuais) de Vênus. A Vênus terrestre aprecia todas as coisas boas e carnais que a vida tem a oferecer, e não apenas bom sexo ? boa comida, conforto, etc. Os tipos terrestres correm o risco de eventualmente serem acusados de "mudos", pois seus afetos são mais internalizados, mas o fato de um afeto tender ao introvertido não significa afeto inexistente.
Vênus de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) é o tipo que mais aprecia a comunicação nos relacionamentos. Amar, para este tipo, não implica apenas em demonstrações físicas de afeto e carinho. É preciso dizer, ouvir. Sendo um tipo social, a Vênus de Ar aprecia situações nas quais possa interagir com tipos variados de pessoas. Tipos assim costumam não ser muito seguros nas relações, demandando sempre demonstrações de segurança.
Por fim, a Vênus de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) perfaz um tipo carinhoso, dedicado, geralmente ciumento e extremamente apegado. O amor é sentido no contexto das relações íntimas, sem interações sociais extremas, ou seja, é o mundo do "eu e você numa ilha deserta". O lado negativo deste tipo envolve possessividade, ciúme e a ilusão de que um casal se torna a fusão de um ser único.
As três formas rítmicas são a forma Mutável, a forma Cardinal e a forma Fixa. Os tipos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes) são afetivamente mais instáveis e oscilantes. Têm, como qualidade, a capacidade de viver relacionamentos com uma boa dose de flexibilidade. Como defeito, oscilam do quente ao frio às vezes no mesmo dia! Os tipos fixos (Touro, Escorpião, Leão e Aquário) são mais estáveis, firmes, constantes em seus afetos, mas também muito dominadores em seus relacionamentos. E, por fim, os tipos cardinais (Áries, Câncer, Libra, Capricórnio) são os mais voluntariosos ? quando identificam o que querem, vão na direção do objeto amado, com muita tenacidade.
Enfim, como você pôde verificar, o amor está no mapa, mas não necessariamente como o signo do Sol, e sim nas imagens de Vênus, cujo nome vem justamente da deusa romana do amor. Estude o signo de Vênus em seu mapa e tenha mais conhecimento dos seus processos afetivos. Fará uma grande diferença em seu entendimento da sua própria forma de viver as relações.
Artigo do site: personare.com.br

A sexualidade e a Astrologia.

A Sexualidade na Astrologia.



A palavra "sexo" chama atenção sem precisar de grandes explicações. Aciona automaticamente os instintos humanos e nos faz pensar em fatos, sensações, fantasias, enredos íntimos, secretos, que formam nosso baú particular de memórias. Apesar da popularidade, sexo nem sempre traz boas lembranças, podendo ser um elemento de perturbação, tabu e desconforto para alguns. Para a maioria, no entanto, é tema de grande fascínio.

Além da prática em si, a sexualidade contém outros elementos interessantes, como a sedução, a fantasia, o carinho, a troca de energias... A Astrologia, que procura compreender padrões humanos de comportamentos, pode trazer algumas reflexões sobre as várias maneiras de lidar com a sexualidade. Além de analisar os signos solares, se você está interessado em saber algo sobre seu comportamento sexual ou o de outra pessoa, seria importante consultar um astrólogo para saber sobre os signos dos planetas Marte e Vênus, principalmente.

O planeta Marte simboliza nossa capacidade de iniciativa, além de estar ligado aos impulsos, instintos e desejos. Por isso, quando se fala em sexo, Marte aparece como um dos elementos em destaque. Além dele, Vênus, que representa prioritariamente nossa capacidade de relacionamento e sedução também se apresenta como um planeta fundamental nesse campo.

Entendendo o Mapa como um todo



Existem outros planetas que contribuem para o entendimento de como cada um de nós funciona na questão sexual. A Lua, por exemplo, fala de nossas reações e defesas emocionais, por isso também indica nosso grau de dependência emocional e outros traços de afetividade que envolvem o sexo. O ascendente, por sua vez, mostra os aspectos com os quais nos identificamos, aquilo que admiramos no outro e em nós mesmos. Por isso, também é um fator de atração. Para saber todas essas informações, você pode consultar gratuitamente seu Mapa do Céu

aqui.Como se vê, muito além de saber como uma pessoa de determinado signo age sexualmente, o ideal é conhecer outros elementos, que podem fornecer dados mais elaborados. Já que não podemos dar conta de todos esses dados sem um Mapa Astral individualizado, tentaremos entender um pouquinho da influência dos signos nesse assunto instigante. Para tal, vamos dividi-los a partir dos elementos: fogo, terra, ar e água.
Os signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) tendem a ser mais instintivos, imediatistas e passionais, movidos pelo alimento da paixão, admiração, tesão, enfim, pelo calor do momento. Áries é o mais movido a essa sensação de retorno imediato. O sexo tende a ser vigoroso, pois Áries é um signo entusiasmado e dinâmico, que não gosta de nada lento ou parado. Geralmente, os arianos tomam a iniciativa, partindo para cima do objeto de desejo. Podem gostar de certos jogos de poder e sedução, mas nada pesado. Pelo contrário, esses joguinhos devem alimentar o entusiasmo. Assim como se envolvem intensamente e rapidamente, os arianos podem se desinteressar e iniciar novas paixões numa velocidade rápida.

Leão é um signo que caracteriza pessoas em busca de semelhantes do ponto de vista da identificação e da admiração. Valorizam a beleza aparente, bem como pessoas que passam a imagem de super mulheres ou super homens, ou seja, quem tem carisma social e glamour. Sentem-se atraídos por pessoas cobiçadas e quanto maior o investimento nesse campo da sedução, mais o sexo poderá se tornar mais interessante. O orgulho acompanha esse signo, portanto, os jogos de poder que envolvem a afirmação da autoestima e a disputa pelo domínio das emoções pode ser uma constante e até se tornar um estímulo ao bom sexo. Em resumo, é preciso não deixar que o leonino domine sempre para que "não perca a graça".

Finalmente, os nativos de Sagitário têm muita tendência ao flerte. O mundo é cheio de possibilidades e os sagitarianos sabem muito bem disso. Gostam de desafios e precisam sentir que estão sempre crescendo com algo novo. Por isso, pode funcionar propor invenções no sexo ao parceiro com ênfase nesse signo. Entusiasmados, otimistas, generosos e ingênuos, os sagitarianos podem mergulhar de cabeça em uma paixão e auxiliar muito seus companheiros, mas tendem, assim como o signo de Áries, a enjoar do conhecido, buscando novos horizontes.

Signos de Terra valorizam momentos de carinho



Em geral, os signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) tendem a gostar muito do contato físico. Touro, dentre eles, é o que mais valoriza o sexo pela sensação da prática, sem necessariamente vinculá-lo a fantasias mentais mirabolantes. Pode-se dizer, arquetipicamente, que esse signo é um amante dos prazeres sensoriais, do conforto e de navegar em mares conhecidos. Por isso gosta da sedução e de pessoas elegantes e perfumadas, sentindo-se atraído por uma aparência produzida, um charme na medida. Touro tem fama de ciumento e possessivo e, de fato, quando possui desejo e vínculo sexual com alguém, pode se incomodar quando se sente perdendo o monopólio do afeto e do sexo.

Virgem é um signo um pouco mais complexo para se entender na sexualidade do que Touro. Aquetipicamente, o signo de Virgem pode ter alguns tabus relacionados ao sexo, querendo "purificar" algo que por vezes lhe soa como embaraçoso, vergonhoso. Eis um signo que racionaliza um pouco as emoções, tendo dificuldades iniciais em se soltar totalmente. Tende a ser marca de pessoas cuidadosas e prestativas, que fazem mimos para os outros, mas que também esperam esforço para serem agradados na relação e na prática sexual. Ainda podem ser críticos, exigindo agrados mútuos.

Já o último signo de Terra, Capricórnio, é, inicialmente, mais reservado. Capricornianos tendem a melhorar seu desempenho sexual conforme sua segurança e confiança aumentam no parceiro. Podem ser bem intensos na cama, desde que estejam confiantes. A vida material também pode influenciar sua desenvoltura e seu prazer a dois.

Elemento Ar seduz pela boa conversa



Ao contrário dos dois elementos descritos acima, o Ar caracteriza signos mais mentais, ou seja, que priorizam a produção de ideias a respeito das emoções, pessoas e fatos. Para os signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), sentir não é suficiente. É necessário dar forma mental às emoções, um sentido ideológico, algo que os faça acreditar para além da sensação física. Isso geralmente requer investimento nos flertes e na troca de ideias.

Gêmeos é um signo em busca de experiências do mundo. Adora flertar, instigar uma boa conversa, seduzir por meio das palavras, estar em bares e cinemas com pessoas interessantes. A inteligência, as boas ideias e a independência fascinam os geminianos. E o sexo em si deve ser acompanhado de estímulos, como palavras ao pé do ouvido ou até uma boa conversa de bar, antes do ato... Conhecido como um signo infiel, Gêmeos é o adolescente do zodíaco que quer apenas se divertir. Se houver leveza, inteligência e dinamismo social e cultural, esta pessoa está fisgada.

Já Libra é um signo que exige elegância nas relações. É preciso que haja elogios, harmonia e charme na medida certa para que o sexo se mantenha prazeroso. O flerte é uma marca desse signo. Librianos valorizam uma vida social, intelectual e cultural intensa, dinâmica, sentindo-se atraídos por pessoas inteligentes e carismáticas. A aparência e a gentileza também contam pontos. Esse signo não combina com vulgaridade na cama, preferindo sempre contatos gentis e elegantes.

O último signo de ar, Aquário, é considerado o mais mental do zodíaco. Costuma gostar de ser e parecer diferente, colocando certa irreverência e independência em sua sedução. Antenados nos fatos do mundo e em boas conversas, aquarianos podem dar aquela desanimada diante de comportamentos preconceituosos, chavões ou demonstrações de burrices. Sentem-se atraídos por pessoas que se destacam social e culturalmente, gostando da intensa troca de ideias. Por isso podem facilmente se interessar por colegas de estudo ou de profissão. Na cama, precisam de estímulos mentais que complementem os carinhos físicos. Um lembrete: esse signo não lida bem com cobranças.

A emoção dos signos de água



Chegamos ao grupo dos signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes), que exigem da vida emoções profundas e relacionamentos que extraem o máximo das possibilidades dos sentimentos e das trocas. No sentido afetivo, é algo visceral, de entrega quase como uma simbiose, em que se espera que dois sejam um só.

O signo de Câncer é inicialmente desconfiado, precisando de bases seguras para se entregar. Espera vínculos de cumplicidade e intimidade que nem sempre são encontrados por aí. Os nativos desse signo são cuidadosos, gostando de mimar o parceiro, desde que estejam sendo correspondidos. São intensos e apaixonados no sexo, gostando de romantismo.

Escorpião é normalmente um signo difícil de ser compreendido. Trata-se de pessoas com necessidade de ter domínio sobre as emoções, por isso preferem ser reservadas em sua vida pessoal. Intensos, sensuais, viscerais, os escorpianos não aceitam nada pela metade. Querem "devorar" a pessoa a quem desejam e podem ser obstinados nas conquistas. Com faro de desconfiança, sabem quando estão sendo traídos e podem entrar em perigosos jogos de amor. Possessividade e domínio podem ser características marcantes.

O último signo do zodíaco, Peixes, é capaz de fazer verdadeiros mergulhos profundos no amor. Fantasioso, romântico, sonhador, idealista, esse signo pode criar imagens mentais muito fortes que intensificam o prazer sexual. Muitas vezes podem acreditar em relacionamentos predestinados, algo como encontros marcados pelo destino, o que traz uma aura especial ao romance. Buscam um encontro de almas, por isso podem exigir alta dose de investimento de energia do parceiro, com carinho, atenção, cuidado. Amam como delicadas e sonhadoras crianças.

Artigo do excelente site: personare.com.br