quarta-feira, 10 de outubro de 2012

12 de Outubro- Dia de Nossa Senhora Aparecida- Padroeira do Brasil.


Nossa Senhora de Aparecida.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, conhecida popularmente como Nossa Senhora de Aparecida, é considerada a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica, conta a história que em meados de 1717 a santa foi encontrada por pescadores do rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, na cidade de São Paulo. Inicialmente instalada numa capela na vila dos pescadores, já por volta de 1745 teve sua primeira igreja oficial em torno do qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida. Em Belém do Pará, ela é cultuada como Nossa Senhora de Nazaré; em Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade; Nossa Senhora de Achiropita, para os italianos.  Para os ciganos, ela é representada como Santa Sara Kali. No Tarot,  ela é representada pelo Arcano2- A Sacerdotisa. Na Wicca, ela é a Deusa. Toda Madona é uma Deusa e toda Deusa é uma Madona, pois ela é uma personificação do feminino genuíno, puro. Como Mãe Terra, A madona Negra era cultuada no mundo pagão com as faces das Deusas do Olimpo. Ela pode ser Ísis ,Deméter,Perséfone. Oxum no Candomblé. Nos quatro cantos do mundo, as primeiras Deusas foram todas mulheres: Pótnia, Astarte, Ísis , Amaterazu e Nu Gua.

Pótnia- Deusa de Çatal Huyuk- Turquia- a mais antiga cidade que se conhece do período neolítico.

Perséfone
Mahadevi
Nossa Senhora de Aparecida

                                                                             
A Madona ( mãe em italiano ) ou Virgem com o Menino Jesus, é um tema tradicional na Arte Sacra Cristã. Representações célebres: A Maestá , de Cimabue ( Florença- 1285/86 ) e A Madona das Rochas, de Leonardo da Vinci (1483/86 ).

A Madona das Rochas- Leonardo da Vinci  

                   
                     A Maestá- Cimabue

Rudolf Steiner- Terapêuta Antroposófico,  escreveu sobre a força terapêutica das imagens das Madonas, discorrendo sobre sua capacidade curativa.
Para ler sobre os Mistérios das Madonas Negras, clique: http://www.gnosisonline.org/mulher-gnostica/o-misterio-das-madonas-negras/

Magali Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Aqui sua opinião é sempre bem vinda. Beijos.