quinta-feira, 5 de abril de 2012

Páscoa



Páscoa.



Sejamos cristãos ou não, a Páscoa é comemorada em diversas religiões. São variações sobre um mesmo tema.
Eostre era a Grande Deusa mãe saxônica da alvorada, da luz crescente da Primavera e do renascimento da vegetação. Era conhecida também como Ostare, Ostera,Ostern, Ostara, Eostra, Eostur, Astron e Aysos. Na Europa, as tribos tinham uma forma abreviada de chamar a Deusa - Easter ( Páscoa em inglês).
Esta Deusa estava associada também a lebre,ao coelho e aos ovos que  são símbolos de fertilidade e vida. Uma tradição antiga dizia que se deveria pintar os ovos com símbolos equivalentes aos nossos desejos. Com o passar do tempo vieram a ser confeitados dai o chocolate. O coelho da Páscoa é uma atualização da lebre, antigo simbolo pascoalino considerado sagrado para a Deusa Eostre.
Na Bíblia, no livro chamado Êxodo (que significa saída ), simboliza a saída dos judeus do Egito. Na semana em que o povo se preparava para sair do Egito, Deus ordenou que só comessem pão sem fermento e no último dia quando finalmente estivessem fora do Egito, seria comemorada a primeira Páscoa ( Pessach em hebraico) sendo este procedimento comemorado de geração em geração. Na religião católica comemora-se o renascimento de Cristo, trazendo novidades, recomeços, vida nova. O período que antecede a Páscoa, chamado Quaresma, em geral,é um período de recolhimento, introspecção e elaboração para um futuro. É um momento para repor as energias. A Páscoa é comemorada no domingo seguinte á primeira Lua Cheia ou seja depois de 21 de março. A partir desta data fica estabelecido que num período de 46 dias, conhecido como Quaresma que vai da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa.

E como falar em Páscoa é falar de chocolate, vamos á uma breve história:

Os primeiros registros do seu uso, datam do período Olmeca ( 1200-500 AC ).
Durante a civilização maia era cultivado e , a partir de suas sementes era feita uma bebida amarga chamada Xocolatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta.Acreditava-se que o chocolate combatia o cansaço e era afrodisíaco. Era utilizado em cerimônia rituais o cacau torrado e servido com especiarias e mel. Era usado como moeda de troca.
No ano de 1659, Luis XIV concedeu á David Chaliou , o privilégio de fabricar e vender por 19 anos uma bebida chamada chocolate.Assim surge na França a primeira fábrica de chocolate.
Porém, apesar de ter nascido na frança, o melhor chocolate do mundo é considerado o belga região muito interessante e cheia de história- pois eles têm o melhor processamento de cacau e da massa do chocolate devido á avançada tecnologia local. O chocolate suiço também é muito saboroso.
Além de ser delicioso, o chocolate apresenta vários benefícios, porém, deve ser ingerido com parcimônia por ser muito calórico. Ele faz bem para o coração, ajuda na circulação sanguínea, provoca bem -estar devido á alguns componentes presentes nele como os flavonóides e a teobromina. É considerado também como um excelente antioxidante. Dê preferência ao chocolate amargo, quanto mais cacau na fórmula, melhor.
O chocolate é tão bom e viciante que criou-se o termo chocólatra para os viciados nele. É muito difícil conhecer alguém que não goste dele. Na indústria brasileira, a Kopenhagem tem um excelente chocolate. A Brasil Cacau, sua loja popular, também fabrica chocolates incríveis á preços camaradas.

Então aproveitando que é Páscoa, vamos nos jogar no chocolate gente...
Feliz Páscoa á todos.
Magali Rossi.




4 comentários:

  1. É um momento para repor as energias, concordo totalmente.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa promete aquele curvex hein!

    beijos querida

    ResponderExcluir
  3. Então, organizando tudo direitinho, até que cabe bastante coisa.

    beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz em saber que gostou do post.

    beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.Aqui sua opinião é sempre bem vinda. Beijos.