quarta-feira, 22 de maio de 2013

Negro Gato


Gatos Pretos.


O gato preto ou negro é um gato doméstico, muito associado á crenças e superstições.Na idade média, acreditava-se que eram bruxas transformadas nesses animais. Por isso a crença de se cruzar com um gato preto é mau agouro. No século XV, o papa Inocêncio VIII incluiu o animal na lista de seres hereges. Eles eram queimados juntamente com a pessoa acusada de bruxaria. Em contrapartida, na Pérsia Antiga ele era adorado e acreditava-se que ele tinha o espírito de um bom amigo.  No Antigo Egito eram reverenciados na Deusa Bastet, Deusa em forma de gato. Na Tailândia, o gato siamês era do Templo Sagrado.


 Os gatos sempre foram  muito reverenciados na cultura popular sendo sempre citados em filmes e contos de terror e suspense.Ex: Olhos Famintos (2001), Constantine (2005) e Cemitério Maldito ( 1989 ). Tema de livros e de contos: O Gato Preto de Edgar Allan Poe; Um Gato Entre os Pombos, Agatha Christie; Um Gato Entre Livros, Vicki Myron e Bret Witter.



No Paganismo representa proteção e sabedoria mas, na Magia Negra, o gato preto é associado ao Diabo. É um dos Signos do Horóscopo Chinês. Na carta da corte do Tarot Rainha de Paus, tem um gato preto aos pés dela. Existem Tarots com o tema de gatos como o Cat Peoples.



 A cor preta era associada ao mau e ás trevas, o que os tornou mais perseguidos durante a inquisição. Na verdade esta cor nos remete á introspecção, ao  encontro com nosso inconsciente. É também uma cor tida como protetiva. Seus significados esotéricos são independência, autoconfiança, sensualidade. Alguns atribuem aos gatos o significado de traição, talvez pela sua liberdade e poder de procriar.



De uma maneira ou de outra, o gato preto sempre chama a atenção, além do brilho de seu pelo, seus olhos geralmente são ressaltados pela cor negra. Tenho um gato preto chamado Vishnu que já tem uns dezesseis anos. Dedico este artigo á ele meu grande companheiro e guardião. Música com tema de gato: Negro Gato- Marisa Monte.
http://youtu.be/F_uHDyb87L4
Excelente artigo sobre o tema:
http://www.somosartes.net/2013/05/gatos-protetores-sao-no-mundo.html
E vocês, acreditam que o bichano preto traz sorte ou azar?

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Aqui sua opinião é sempre bem vinda. Beijos.