terça-feira, 18 de março de 2014

Tédio

O tédio é um sentimento humano descrito como um estado de falta de estímulo ou do presenciamento de uma ação ou estado repetitivo, como exemplo falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir, etc.
Para as pessoas entediadas o tempo parece passar mais lentamente.

O sentimento que envolve o tédio é aquele no qual sente-se um vazio, ou então simplesmente a falta de vontade de realizar atividades rotineiras, pois o comportamento humano funciona como uma espécie de equilíbrio, onde em demasia de atividades repetitivas, a pessoa sente-se frustrada, infeliz, incapaz, inerte ou insatisfeita, pois sente que algo esta lhe faltando.
O tédio caracteriza-se por uma sensação de tristeza, vazio, solidão e/ou falta de interatividade quando o espectro de ações que um indivíduo realiza é muito limitada dentro de sua rotina.

O tédio provém da rotina. A alegria, o assombro, o êxtase surgem da surpresa. A rotina leva ao tédio, e, se você está entediado, você é entediante. Lendo "As Feiticeiras" de Jules Michelet, fiquei surpresa ao constatar que na Idade Média as pessoas já tinham esse sentimento, que é tema de pinturas, músicas, e até na carta de tarô dos arcanos menores, quatro de copas.


Ouçam:
http://letras.mus.br/biquini-cavadao/44605/

Balthus (1908-2001), pintava frequentemente gatos e meninas, juntos ou separados. Os gatos são ótimos administradores do seu tédio. Eles sabem se divertir quando a ocasião é propícia, mas sabem fazer nada muito bem.



A análise dos conceitos de tédio e divertimento, usados já no século XVII com a conotação de angústia essencial e manobra estratégica desviar de 
si para poder conviver ilusoriamente consigo mesmo e com os outros.  
Esta afirmação basta, por si só, para revelar a leitura que Pascal faz do homem. Este experimenta em seu interior o vazio e, buscando socorro nas coisas exteriores, tudo faz para preenchê-lo. Os termos essenciais para a compreensão da leitura pascaliana do homem tal como ele se apresenta são: tédio e divertimento, oque bem dosado é saudável e produtivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Aqui sua opinião é sempre bem vinda. Beijos.