domingo, 22 de fevereiro de 2015

A Temperança

Arcano 14- A Temperança ou A Arte.
Diversas nuances do arcano.





Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética feita por artistas a partir de percepções, emoções ou idéias com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais expectadores e cada manifestação possui um significado único e diferente.
Está ligada á estética, porque é considerada uma faculdade ou um ato pelo qual trabalhando uma matéria, uma imagem ou um som.O ser humano cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira. Os baralhos de Tarô são verdadeiras obras de arte.

Na história da Filosofia, tentou-se definir Arte como intuição, expressão, projeção, sublimação, evasão, etc. Aristóteles definiu a Arte como uma imitação da realidade. Proust a vê como a exacerbação da condição atípica inerente á realidade."Somente pela Arte podemos sair de nós mesmos. Já Kant, considera que A Arte é uma manifestação que produz uma "satisfação desinteressada".

As Artes, que antes eram 7 já são 11 atualmente. São elas:
1- Música-som.
2- Dança/Coreografia,movimento.
3- Pintura-cor.
4- Escultura/Arquitetura-volume.
5- Teatro- representação.
6- Literatura- palavra.
7- Cinema.
8- Fotografia, Rádio, Televisão.
9- Banda desenhada- cor, palavra e imagem.
10-Videos de Jogos.
11- Arte Digital.

Numa visão muito simplificada, a Arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos: 
manifestação de alguma habilidade especial; criação artificial de algo pelo homem;desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza; apresentação de algum tipo de ordem ,padrão ou harmonia;a expressão de realidade interior do criador; a excitação da imaginação e a fantasia; a indução ou comunicação de uma experiência psico-espiritual etc.

A Alquimia, a Arte da Transformação é oque a Temperança nos traz. 

Essa mudança vinda da transformação, ela é diferente da mudança que o arcano 13- A morte representa. A Temperança transforma oque ela tem em mãos. Ela altera o estado das coisas de maneira sutil.Para que isso ocorra, é necessário calma, paciência e interiorização, pois é um processo de dentro para fora.

A Temperança não revela; ela protege, ela guarda o segredo, trazendo confiabilidade aquele por ela representado.

A temperança, que em latim é temperare = guardar equilíbrio, é uma das 4 virtudes cardinais, caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos.
A energia desse arcano é de sutileza, interiorização e 
em diversos tarôs ela aparece alada, dando um tom angelical ao arcano que representa também o nosso Anjo da Guarda. Na maioria dos baralhos, esse arcano vem representado por uma figura feminina, sendo sua energia Yin. Outra peculiaridade do arcano é a presença de água, marcando a presença deste elemento.
E oque significa temperar? Deitar tempero em;abrandar; preparar; tornar mais acentuado o gosto ou o sabor de...


Isto em relação á tudo na vida. E não seria também a Gastronomia uma arte?
Sim e além de tudo um gesto de amor.
Leia: A Cozinha da Bruxa- Márcia Frazão, afinal magia se faz no dia a dia.
Magali Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.Aqui sua opinião é sempre bem vinda. Beijos.